Do paneleiro à indústria do ‘colarinho’

Mundo cervejeiro estará reunido de 24 a 28 de abril na Envase Brasil 2018, em Bento Gonçalves

Samuel Cavalcante, da Bodebrown do Paraná, será um dos painelistas do Envase Experience ‘Falando de Cerveja’ | Foto: Divulgação

 

O mercado das cervejas artesanais não para de crescer no Brasil. Somente em 2017 o incremento foi de 37,7%, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa). O ano fechou com 679 cervejarias e 8,9 mil produtos registrados, uma média de 13 rótulos por marca. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de empresas: são 142, ou seja, uma cervejaria para cada 79.873 habitantes. Surfando nessa ‘onda lupulada’, a Envase Brasil 2018 chega para ajudar o setor a inovar e crescer. A feira acontecerá de 24 a 28 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, com uma multiprogramação para gerar negócios a troca de conhecimento.

Painéis, rodadas de negócios e relacionamentos, Projeto Comprador e workshop, além de soluções em máquinas, equipamentos e produtos exibidos na feira, estarão a serviço do setor, do paneleiro (pequeno produtor) à indústria da cerveja. A agenda começa ainda no dia 24 de abril, com a Rodada de Negócios e Relacionamentos Sebrae. O encontro acontecerá no Espaço Villa Beer, das 14h30min às 18h, sob curadoria do Sebrae RS.

Os paneleiros, que passam de consumidores a produtores, tornaram esse mundo ainda mais interessante. A oferta de marcas e estilos não para de crescer. Acompanhando essa evolução, a Envase Brasil 2018 também sedia a 3ª Conferência de Segurança de Alimentos com o tema ‘A Produção Legal de Cerveja Artesanal’. Seis profissionais especializados no assunto conduzirão cinco palestras no dia 25 de abril, das 15h às 18h, no Auditório 1.

Ainda no segundo dia do evento, às 19h, o presidente da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Enrico Bressiani, apresentará o tema ‘2018 – O ano do Brew Pub no Brasil’. O painel será realizado no Villa Beer Workshop. Com a aprovação da entrada das microcervejarias no Simples Nacional, o movimento ganhou ainda mais força. Além disso, o modelo de negócio também se sustenta na proximidade com o consumidor final, no crescimento da cerveja artesanal, no movimento gastronômico com e beba no local e na capacitação dos envolvidos.

 

Compartilhando iniciativas inovadoras

Na quinta-feira, 26 de abril,no Auditório 1, três feras no assunto participarão do Envase Experience ‘Falando de Cerveja’. Marcos Guerra, da Lohn Beer de Santa Catarina; Rodrigo Veronese, da Leopoldina do Rio Grande do Sul e Samuel Cavalcante, da Bodebrown do Paraná, são os painelistas confirmados.

Cavalcante estará repartindo com o público inúmeras experiências de sucesso da Bodebrown como o ineditismo de ter sido a primeira cervejaria escola do país a formar cervejeiros artesanais, ampliando, assim, o universo da cerveja, além dos consumidores. O empreendedor também falará sobre o BeerTrain, passeio de trem pela Serra do Mar, entre Curitiba e Morretes, com degustação de cervejas a bordo e do Black Card, sistema com autoatendimento, criado para venda de chopes em contêineres por meio de torneiras automáticas acionadas por cartão magnético. O case contemplará, ainda, o Growler Day, evento para recarga dos growlers (garrafas reutilizáveis) e a série Wood Aged Series com cervejas envelhecidas em madeira.

Por fim, os cervejeiros poderão aproveitar o Projeto Comprador, marcado para o dia 27 de abril, das 14h30min às 18h, para firmar novos negócios. Para a inscrição no Projeto Comprador, os interessados deverão enviar seus dados para daiane@aliarintegracao.com . Por sua vez, as inscrições para qualquer uma das atividades dos auditórios são gratuitas desde que feitas antecipadamente no site www.envasebrasil.com.br, porém as vagas são limitadas.

Há 20 anos e 13 edições, a indústria de bebidas e alimentos se encontra na Envase Brasil em busca de novas soluções. Ajudando as empresas a inovar e a crescer, o evento passa a sediar também a Embala Sul – Feira Internacional de Embalagens e Equipamentos para Embalar -, aproximando e apresentando o que há de mais moderno para o setor. É o grande encontro de negócios e tecnologia de toda a cadeia produtiva, reunindo expositores e visitantes de 12 países. A 13ª edição acontece de 24 a 27 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, período que os organizadores esperam receber mais de 10 mil visitantes.

 

As palestras da 3ª Conferência de Segurança de Alimentos ‘A Produção Legal de Cerveja Artesanal’

 

Horário Título da palestra Palestrante/Entidade
15h às 15h20min Cervejaria FCP do Porto (Portugal): a conquista da Certificação de Segurança de Alimentos, Qualidade e Meio Ambiente Silvia Berenguer – Simpli Consultoria

Aline Torrão – APCER

15h25min às 15h45min Microtoxinas em cevada, malte e cerveja Alinne Bern / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
15h50min às 16h10min Os desafios na prevenção e controle de perigos físicos e químicos na produção micro cervejeira Edmundo Albers / Beer Business
16h15min às 16h35min Como controlar os perigos microbiológicos e garantir a qualidade do produto Daniel Janke / MegaLitro Consultoria / Escola da Cerveja
16h40min às 17h Benefícios estratégicos de um laboratório próprio na cervejaria artesanal Robert Reichert / Cervejaria Imigração

Feira é o grande encontro de negócios e tecnologia da indústria de alimentos e bebidas | Foto: Jeferson Soldi

Os palestrantes

Silvia Berenguer – Química Industrial de Alimentos e Mestre em Engenharia de Produção, na área de Qualidade e Produtividade. Atua desde o ano 2000 em treinamento, consultoria e auditoria de segurança de alimentos, com experiência em vinhos e bebidas, laticínios, frigoríficos, usinas de açúcar e álcool, cookies e biscoitos, soja e derivados, entre outros segmentos de alimentos. Auditora Líder das normas ISO 22000, ISO 9001 e HACCP. Especialista do INMETRO qualificada para 25 escopos, principalmente na área de bebidas.

Aline Torrão – Responsável pelo Departamento Comercial Agrifood e auditora líder FSSC22000, ISO 9001, ISO 22000, HACCP e Global Markets Food na Associação Portuguesa de Certificação (APCER), Graduação em Nutrição e Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade. Experiência na área da Garantia da Qualidade, com ênfase em Indústria Alimentícias e Fast Food, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: auditorias (1ª, 2ª e 3ª parte), desenvolvimento e implantação de SGSA, BPF e MAPA/ANVISA.

Alinne Bern – Alinne Barcellos Bernd é Auditora Fiscal Federal Agropecuária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atuando na Inspeção de Produtos de Origem Vegetal desde 2014. Formada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Beer Sommelière pela Association de la Sommelerie Internationale, atualmente estuda mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFRGS. Atuou como consultora de diversas empresas do ramo cervejeiro, colunista de uma revista sobre cervejas especiais e palestrante em cursos, treinamentos e oficinas sobre o assunto, além de harmonizações de diversos tipos de cervejas e alimentos.

Edmundo Albers – Sócio da Beer Business de Porto Alegre/RS, formado em Agronomia (UFRGS Porto Alegre/RS), Mestre Cervejeiro pela Faculdade de Tecnologia de Alimentos e Ciências Cervejeiras da Universidade Técnica de Munique (Weihenstephan, Alemanha); Vice-Presidente de Supply Chain da Heineken Brasil de 2007 a 2011; Diretor Industrial na FEMSA Cervejas; Diretor de Engenharia de Processos na Quilmes (Argentina); Diretor Industrial na Antarctica; Mestre Cervejeiro da Polar SA (Estrela/RS).

Daniel Janke – Consultor e Responsável Técnico por 10 micro cervejarias no RS, professor da Escola da Cerveja (Porto Alegre/RS), Químico industrial (PUC Porto Alegre/RS), especialista em Engenharia de Produção pela UNIASSELVI e concluirá em 2018 especialização em Microbiologia de Alimentos pela FEEVALE. Atua na produção de cerveja há 12 anos.

Robert Reichert – Engenheiro de Alimentos pela UNISIOS. Atualmente Gerente da Qualidade na Cervejaria Campo Bom, que produz as marcas Imigração, Roleta Russa e Elementum. Sommelier de Cervejas, Juiz BJCP e com especializações cervejeiras no Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas de Vassouras, RJ, no Instituto da Cerveja Brasil e na Universidade Tecnológica de Munique. Atua na indústria alimentícia desde 2008 e no ramo cervejeiro desde 2013, com início na cervejaria Dingle Co., Irlanda.

 

SERVIÇO

O que? Envase Brasil / Embala Sul

Quando? De 24 a 27 de abril de 2018

Horário: das 14h às 21h

Onde? Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) – Pavilhão E

Informações: (11) 5572.1221 ou (54) 3452.9136

queroexpor@newtrade.com.br

www.envasebrasil.com.br

 

Escrito por

Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo sagittis ante. Sed mattis consectetur metus quis rutrum. Phasellus ultrices nisi a orci dignissim nec rutrum turpis semper.