Paraíba sim sinhô | por Avanti Viagens

Estilo

Estilo
standard image post

Terra de cangaceiro, estado nordestino com uma cultura autêntica que vai do sertão ao mar. Praias de água transparente, areia branquinha, falésias multicoloridas e piscinas naturais. Arquitetura colonial portuguesa. Capital com jeitinho de cidade do interior. Assim é esse estado que além de suas atrações encantadoras ainda tem um povo com muito amor para dar. 

 

Campina Grande - Cidade onde acontece a maior festa de São João do Brasil, dura o mês inteiro de junho, com diversas atrações de artistas nordestinos, espetáculos, danças e quadrilhas. Além de comidas típicas e muita tradição. Localiza-se a 133 km da capital, pode curtir um dia de festa fazendo um bate e volta ou então pernoitar na cidade para aproveitar ainda mais a festa. 

Dica: Se a ideia é pernoitar na cidade, aconselha-se reservar hotel o quanto antes, pois a cidade lota muito fácil.

 

Costa do Conde - Litoral sul, conta com as melhores praias da região, o ideal para conhecer cada cantinho desse litoral é fazendo um passeio de bugue, pois eles conseguem chegar aonde não se consegue de carro. Também nesse litoral encontra-se a praia de Tambaba, famosa pelo coqueiro em cima da rocha, e pela isolada praia naturista, uma das poucas do Brasil. 

A costa fica bem próxima a capital, é possível fazer um passeio de um dia inteiro a partir de João Pessoa, mas se a ideia é curtir mais esse litoral, há diversas pousadas de excelente qualidade, com praias quase privadas.

 

Cabedelo - Litoral norte, onde se encontra uma das atrações mais procuradas da Paraíba, o famoso Bolero de Ravel, tocado pelo Jurandy, na Praia do Jacaré. Todos os dias junto com o pôr do sol nas margens do Rio Paraíba o Jurandy aparece em um barquinho com seu sax, tocando a melodia, parece que o sol vai se despedindo dançando na cadência do bolero. A Praia do Jacaré também conta com uma enorme estrutura de restaurantes, bares e lojinhas. Atração imperdível, é possível fazer um bate e volta a partir de João Pessoa, é bem próximo.

 

João Pessoa - Capital do estado. A cidade foi crescendo às margens do Rio Paraíba, seu centro comercial e histórico se concentra no meio da cidade, bem distante do litoral. O que para o turismo é ótimo, toda a orla do litoral foi planejada, o que dá essa impressão de cidade de interior, porém com todo o conforto da capital.

As principais praias e melhores localizações para hospedagem são Manaíra, Tambaú e Cabo Branco, ao final de Cabo Branco encontra a Ponta dos Seixas, local das Américas mais próximo a África.

Além de praias lindas, essa orla toda conta com uma excelente estrutura, ciclovias, mercado de artesanatos e uma grande diversidade de restaurantes, com gastronomia típica nordestina, como no caso do Mangai, muitos frutos do mar e culinária internacional com renomados chefs. 

 

Principal aeroporto de chegada é por João Pessoa, porém fica a apenas 100km de Recife ou Natal, dando assim uma alta variedade de opções de horários e valores para o destino. Falando em valores, como é um destino pouco explorado pelo turismo, o custo lá é muito baixo, de hospedagem, gastronomia e demais atrações.

Além de ser um destino extremamente seguro, tão seguro que os moradores ficam dia e noite com as portas de suas casas abertas.

 

Mas sabem o que eu mais gosto mesmo da Paraíba? É o seu povo. Quando disse acima que eles tem muito amor para dar, é verdade, já tive a oportunidade de conhecer diversos locais do Brasil, mas sempre fico muito feliz em voltar a João Pessoa, a hospitalidade deles é surreal, são tão hospitaleiros que em 10 minutos de conversa já estão te convidando para jantar na casa deles. E a gente se sente tão acolhido lá que inúmeros gaúchos vão de férias e não voltam mais, acabam morando lá. 

 

A Paraíba é assim, quem não conhece quer conhecer e quem conhece sempre quer voltar.